quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Quando a igreja desanima.


 Não é de hoje, não vai ser se amanhã que alguém irá dizer …. Ah! ando meio desanimado com a igreja! não é verdade? quantas e quantas vezes em rodas de conversa sempre tem um falando isso, eu mesmo já perdi as contas das vezes que disse essa frase. Talvez pessoas que tenham nascido dentro de um berço cristão não entenda o que eu irei falar nas próxima linhas…

Quando entramos para a igreja (comunidade de pessoas reunidas em um local) acreditamos que ali estão pessoas de bem, fazemos isso porque estamos cansados com as coisas e injustiça do mundo, então tomamos uma decisão e começamos a frequentar, por amor ou pela dor. Existem os que se apaixonam de primeira como foi o meu caso ao ponto de ficar cego com as outras coisas, efeito similar quando nos apaixonamos por uma pessoa do sexo oposto… tem os que demoram mais para engrenar esse namoro e os que odeiam e não querem mais ver igreja na frente!

Quando eu me converti eu era adolescente, estava certo de que Deus estava me chamando, logo nem sabia o que fazer, sabia inconscientemente que deveria ir à uma igreja evangélica, já que meu passado era católico não praticamente, assim como uma grande maioria brasileira migrei da católica para a “protestante”. Confesso que na época foi muito bonito esse encontro com Deus, desesperado, louco, apaixonado e todos esses adjetivos que ouvimos nas canções por ai, então você entra e quer fazer tudo de uma vez, quer aprender tudo que não aprendeu em um curto espaço de tempo adquirindo uma casca para enfrentar as mudanças que estarão por vir… resumindo vira o famoso “Crente chato”.

Entre minhas escolhas resolvi fazer o que muita gente faz como quebrar cd´s de rock, excluir pessoas da minha vida, ficar dando lição de moral em amigos, família, estava apaixonado pela igreja e todo o sistema, óbvio que estava apaixonado mais ainda por Jesus. Tudo era novidade, lembro-me do dia que presenciei uma menina profetizando em Nome de Deus (hoje ela canta em bares), eu fiquei pasmo, achei lindo, meu Deus como eu respeitava aquela menina a partir disso! lembro me também do dia que briguei com uma amiga que não achava certo festa junina pois era festa consagrada há santos e blá blá blá, fiquei bravo mesmo, na época na minha cabeça o mundo estava afundado em idolatria, quiça eu sabia que estava no mesmo barco me entupindo de Cd´s evangélicos e adorando os cantores…, enfim eu era chato mesmo.

Entre os cd´s que eu quebrei na época estava o Enema of the State do Blink 182 que não me edifica em nada! achava necessário suprir aquele sentimento quebrando as coisas para falar para as pessoas sobre minha mudança! hoje eu faria diferente!

Com o passar do tempo, o relacionamento entre você e o sistema dá uma esfriada, você começa a perceber que os bonzinhos não são tão bonzinhos assim, que fulano tem defeito, que beltrano estava fazendo coisa errada e você adquire uma outra casca chamada por mim mesmo de “revolta revolucionária” é o tempo de você dar suas primeira pedradas nos próprios irmãos e dizer, “tem coisa errada aqui e eu vou arrumar essa parada”. bem ai você se engana e tem duas opções, ficar quieto e virar um deles, ou falar algo e ser taxado de “revoltado”. Ai você acha que novamente vai fazer uma escolha certa e percebe que as duas escolhas são erradas, não importa você precisa escolher já.

Como você entrou apaixonado, louco e sedento você não teve tempo de amadurecer e sintetizar melhor sua ideias, ou melhor ninguém me avisou que a Igreja era assim! mas assim como?

Desse jeito, com brigas, egos inflamados, lideranças problemáticas, escândalos, problemas psicológicos, enfim igual a todo lugar de pessoas, normal! pessoas são pessoas em qualquer lugar do mundo e aquela imagem que criamos de que tudo era perfeito, que mesmo você sabendo que era imperfeito ainda esperava bom senso acaba. no caso como eu disse acima já acabou! Ai você começar a sugerir umas mudanças nos padrões de horários, nos jeitos da liderança, acha que aquilo não está certo e deveria ser assim, não está errado propor mudanças, mas na igreja hoje é errado, sacou!?



Como que uma pessoa que chegou ontem quer mudar nosso jeito de ser de dezenas, centenas de anos?


Você passa para o lado da balança errada se antes você só via as qualidades e nem ligava para os defeitos, agora você só se importa com os defeitos e não tá nem ai para a s qualidades, não interessa se as vidas estão sendo mudadas, logo logo as pessoas vão perceber que algo está errado, você quer evitar que mais pessoas conheçam o jeito errado do fulaninho! “Mas porque não tiram um cara desse que transa com meninas do mundo e ainda toca aos domingos?” questionava eu perdendo o foco do culto… o que todos diziam que você estava se revoltando toma forma e você mesmo que não querendo você está revoltado com o rumo que as coisas estão tomando.

Mais uma vez você precisa escolher, ou você fica quieto e entra na dança, ou você sai fora de vez ou tenta fazer a diferença colocando todos os pingos dos “i´s” e reformula seu caráter cristão.



Eu escolhi fazer a diferença.

Chega um momento na vida de um cristão que ele precisa andar sozinho, por exemplo, quando somos criancinhas precisamos de todo momento que alguém esteja conosco para limpar a babinha, fazer cocozinho, por mais que a pessoas não seja a melhor pessoa ela irá cuidar de você. isso não aconteceu comigo, aconteceu com Paulo 1 Coríntios 3.19 basicamente ele diz:


Não tem como eu aconselhar vocês, vocês apesar de estarem anos na igreja bebem leitinho com pêra!

Procuram atenção dos pastores nas apresentações;
Se o líder passa e não cumprimenta fica todo triste falando que ninguém te ama;
Não aceita crítica e ainda usa a Palavra de Deus para justificar a vontade própria;
Vive de ídolos, vive de Palavra que os outros pregam;
Não aceita diferença de personalidades, acha que todos precisam ser iguais a vocês;
Vive de religiosidade achando que não vive uma religiosidade mas vive, apenas está cego… é questão de tempo! Irmãos, vamos largar o leitinho? a igreja hoje passar por um tempo de reformulação, as pessoas hoje depois de anos cegueira religiosa estão se perguntando umas as outras em rodas de mesa de pizzarias, em visitas de irmãos uns aos outros, estão se questionando se está certo alguns rumos que a igreja brasileira está tomando, essas escolhas vão além de “O novo sucesso gospel” elas não estão nem ai para a unção patriarcal do reverendo Malafaia, apenas optaram por viver longe da politicagem antiga e predominante do protestantismo que não prostestam mais.

É tempo de acordar para o caráter de Cristo, não por fama, não por dinheiro, não por quantidade de pessoas, não por movimentos radicais “quem beijar na boca vai morrer no inferno”, não por vende de cd´s, não pelo congresso de jovens, não pelo Thalles apenas pelo Amor de Cristo, que as pessoas possam acordar de sua idolatrias, de suas revoltas, de suas cegueiras. 

Blog: Coisa de Crente

Nenhum comentário:

Postar um comentário