terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Paixão gera Multiplicação

2

Se você não é apaixonado pelo que faz, dificilmente irá longe com isso. Na estratégia de Célula não é diferente. Estar motivado, empolgado, entusiasmado e apaixonado é umas das características dos que obtiveram sucesso.

Não somos especialistas em Células, nem profundos conhecedores, ou mesmo alguém que julga ter uma grande experiência (um pouco de experiência, talvez), mas podemos afirmar uma coisa: Só uma pessoa que ama, e é apaixonada pela visão de Célula tem êxito nessa visão.

Queremos ser lembrados como líderes que acreditam e que estão sempre empolgados com a visão da igreja nos lares. Cremos que é exatamente isto que vai fazer a grande diferença.

Na verdade, a paixão vai determinar, mais do que imaginamos, o nosso sucesso ou fracasso. O que importa não é se você tem vasto conhecimento do assunto, se já leu muitos livros, ou se participou de muitas conferências sobre o tema. O que importa é se você ama a visão e acredita de todo o coração que Célula está no coração de Deus, e que é o Seu desejo para a igreja de hoje. Ser um líder empolgado é fundamental para dar certo.

Deus criou o homem como um ser motivacional. Nós funcionamos melhor quando estamos motivados. Um homem não realizará nada sem motivação, assim como o barco não navega sem o motor, e um balão não sobe sem gás. Na verdade, a motivação é uma condição exigida para a experimentarmos o êxito e avançarmos em Deus.

Precisamos estar motivados para cumprirmos o propósito profético de Deus e assim glorificamos a Deus com a nossa vida. A motivação é para todos nós a força geradora em nossas realizações. Uma pessoa motivada vai a qualquer lugar e faz qualquer coisa. Em contrapartida, o oposto também é verdade. Isto se aplica a tudo na vida, inclusive ao trabalho que fazemos para Deus.

A motivação foi critério primordial na vida e no chamado de muitos homens na Bíblia. Veja alguns exemplos:

1. O exemplo de Josué: A primeira coisa que Deus teve que fazer foi lidar com a questão da motivação de Josué (Josué 1.1-9):
“Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés: Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas. Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês. Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste. Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei. Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi, sob juramento, aos seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.”

2. O exemplo de Gideão: ”O Senhor é contigo, homem valente” (Juízes 6).

3. O exemplo de Elias: ”Sai da caverna”. O Senhor não pode fazer nada enquanto permanecemos desanimados (I Reis 19).

4. O exemplo de Timóteo: (II Timóteo 1. 6-7):
“Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos. Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”.

Quando perdemos a motivação, perdemos a escalada para o sucesso.

COLOQUE MAIS ENTUSIASMO EM SUA VIDA!

O que fazer quando perdemos a motivação, a empolgação, o entusiasmo e a paixão? Em inglês usa-se a expressão burnout para descrever quando uma pessoa se encontra no estado de total desânimo.

Algum tempo atrás estudamos sobre o que leva uma pessoa a perder o entusiasmo por algo tão empolgante, e chegamos ao seguinte entendimento: A perda da motivação ocorre por vários fatores, e não vamos adentrar nesse mérito agora, porém, uma das razões é o que chamamos de quebra de princípios. Se seguirmos quebrando princípios na nossa vida, mais cedo ou mais tarde, o motor vai fundir e vai “bater biela”.

Aprendemos que seguir e obedecer alguns princípios é a grande sacada para colocar mais entusiasmo na vida e manter-se sempre entusiasmado, além de ser a melhor maneira de resgatar o entusiasmo perdido.

DICAS PARA OBSERVAR AO LONGO DA VIDA QUANTO À MOTIVAÇÃO

Cultive diariamente o hábito de uma boa vida devocional com o Senhor
Desenvolva um tempo regular de adoração, e você com certeza será refrigerado. Não existe nada mais poderoso do que isso. Exemplo Davi em Ziclague (I Samuel 30).

Descubra para quê Deus o criou
Quem não sabe para quê foi criado, vive uma vida monótona e sem graça. Você sabe o que Deus lhe chamou para fazer? Quem não sabe o que precisa ser feito, não tem empolgação para fazê-lo. Noé tinha uma arca para construir; Moisés devia libertar o povo e levá-lo para Canaã; Josué precisava conquistar a terra; Calebe queria tomar Hebrom; Ester, salvar os judeus; Neemias, reconstruir os muros. E você?

Aprenda a se desvencilhar do peso ministerial e circunstancial
Aprenda a lançar todo peso e ansiedade ao Senhor. Lembre-se do cântico que diz: “É meu, somente meu, todo trabalho, e teu trabalho é descansar em mim”. Não seja um crente Maguila, que só vive em luta.

Mantenha equilíbrio entre vida ministerial, trabalho, estudo e família
Separe um tempo semanal para lazer com sua família, longe do seu lugar de trabalho. Descubra seu passatempo favorito e gaste algumas horas por semana. Procure envolver seu cônjuge também.

Não esqueça que você não é o salvador do mundo
Não tente ser Deus na vida das pessoas. Seu papel como líder não é resolver os problemas de todas as pessoas debaixo da sua liderança. Nunca esqueça que ninguém muda ninguém! Portanto, não tente ser Deus para mudar seu cônjuge, suas ovelhas, seus discípulos. Apenas fale com quem pode e sabe mudá-los.

Tenha pelo menos um amigo íntimo
Pode ser o seu discipulador e mentor, mas alguém com quem você possa compartilhar sua vida intimamente, seus pecados e suas tentações. Pecado não confessado, para quem teme a Deus, é o maior dreno do entusiasmo.

Confesse seus pecados
Seja transparente com sua liderança sobre os seus sentimentos, suas tentações e pecados. Nada deixa a vida mais pesada e sem sabor do que pecados não resolvidos. Nada drena mais nosso ânimo e vigor do que pecado escondido.

Leia livros de inspiração e ouça mensagens e pregações de encorajamento frequentemente

Resolva os relacionamentos quebrados

Tire férias (Marcos 6.30-32)

fonte:http://www.portalmda.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário