sábado, 14 de dezembro de 2013

Algumas advertências para o crescimento do crente.


“Ora, digo que por todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere de um servo (escravo), ainda que seja senhor de tudo...” Gl 4:1

O Espírito Santo está aqui e Ele é quem opera tudo em todos. As advertências ou exortações que o Espírito nos faz, sempre nos são para o crescimento. Pois Deus está nestes dias ajustando a cada um de nós, melhorando o nosso caráter, aproximando-nos de Cristo Jesus, fazendo-nos apropriar de suas promessas. E isso é um processo que vai durar a vida toda, pois vivendo aqui nesta terra, estaremos sendo provados por Deus, para o fim de crescermos no Senhor. Ouvindo-me dizer estas coisas, não pense que Deus sente prazer em nossas angústias, Ele só nos submete as pressões desta vida para nos ver vitoriosos. O processo é este, somos provados para ser aprovados. Importa que o obreiro seja aprovado. O processo se desenrola em nossa vida desta forma: Num primeiro momento, Jesus é a porta que nos conduz a salvação, mas em um segundo momento, Ele é o nosso caminho para as vitórias que queremos alcançar. Agora no meio deste caminho, Jesus o bom Pastor, pelo Espírito Santo que habita em nós, sempre está nos advertindo a respeito do que devemos ou não fazer para alcançar a nossa bênção.   

4 Advertências para o crescimento do crente.
1.      Existe um tempo de pescar e um tempo de concertar as redes. Mc 1:16-20
16 E, andando junto do mar da Galiléia, viu a Simão, e a André, irmão de Simão, os quais lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores.17 Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu farei que vos torneis pescadores de homens.18 Então eles, deixando imediatamente as suas redes, o seguiram.19 E ele, passando um pouco adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco, consertando as redes,20 e logo os chamou; eles, deixando seu pai Zebedeu no barco com os empregados, o seguiram.
Eclesiástes 3 diz que há um tempo para que todo propósito se cumpra. Veja que a rede aqui pode ser vista como a igreja, e os peixes são os homens perdidos. Nós estamos constantemente lançando as redes, trabalhando para pescar almas, mas há um tempo de lavar e concertar as redes, concertar nossas vidas, concertando assim a igreja. Precisamos de revelação e humildade para aceitar a correção de Deus.Concerto no relacionamento com os irmãos e com Deus. Concerto na nossa vida conjugal, ministerial, profissional, em todas as áreas. Precisamos concertar a rede limpando nosso pensamento de toda impureza, pensando nas coisas que vem do alto e não nas coisas desta terra. Saiba que nós temos poder para controlar o nosso pensamento, levando-o cativo às coisas de Deus. Lembre-se desta reação em cadeia: Pensamento = Sentimento = comportamento. Concertar nossas finanças sendo fieis a Deus e a sua obra, dizimando e ofertando com louvor e gratidão.
O concerto precede o agir de Deus! O concerto é sinal de bênção!
“e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhosentão eu ouvirei do céu, eperdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” 2Cro 7:14
Precisamos concertar nosso altar para que o fogo de Deus Venha.
A primeira ação de Elias foi de reparar o Altar para de Deus
29 Também sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde. Porém não houve voz; ninguém respondeu, nem atendeu. 30 Então Elias disse a todo o povo: chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele. E Elias reparou o altar do Senhor, que havia sido derrubado. 31 Tomou doze pedras, conforme o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual viera a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome; 32 e com as pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois fez em redor do altar um rego, em que podiam caber duas medidas de semente. 33 Então armou a lenha, e dividiu o novilho em pedaços, e o pôs sobre a lenha, e disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha.  1Re 18:29
Como conhecemos a história do Profeta Elias, nessa ocasião Deus respondeu sua oração trazendo vergonha e derrota sobre os profetas de Baal. Mas o que fez a diferença na vida de Elias foi que ele preocupou-se em concertar o altar de Deus. Isso fala de arrependimento e mudança para que a glória venha. Hoje, a igreja de Jesus é o verdadeiro altar, e nós somos as pedras vivas, o templo do Espírito Santo, o lugar onde Deus está e será glorificado. Reparar o altar é consertar nossa vida e nosso relacionamento com Deus, através do arrependimento, confissão de pecados e da mudança de atitudes. Deus não abençoa altares corrompidos e sujos.
2.      Não deixe de identificar e tratar dos pequenos problemas. Ec 10:1
“As moscas mortas fazem com que o ungüento do perfumista emita mau cheiro; assim um pouco de estultícia pesa mais do que a sabedoria e a honra.”
Na época de Salomão era costume dos perfumistas estocarem grandes quantidades de perfumes. Estes recipientes ou vasos eram fechados ou tampados para que se uma mosca voando por perto não caísse e estragasse o perfume. Basta uma mosca para fazer perder um perfume estragar-se. A “estultícia” significa tolice, burrice, estupidez. Pequenos erros que cometemos podem botar a perder o que estamos construindo. Para com Deus nós somos o bom perfume de Cristo, mas Belzebu que significa “Senhor das moscas, Senhor das coisas pequenas, quer estragar o bom perfume de Cristo. Estamos acostumados a ver o diabo como Golias, como um grande e temido problema, mas ele também está nos detalhes, nas pequenas práticas de pecado. Entenda que moscas são pecados que às vezes estão em nossas atitudes, no dia a dia. Coisas pequenas como, mentirinhas, impaciência no trânsito, cd pirata, cobiça, flerte, um palavrãozinho, um golinho, uma magoazinha etc. 
Saiba que as pequenas coisas falam mais do seu caráter do que as grandes coisas. Porque são nas pequenas provas que somos qualificados para desafios maiores. “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; quem é injusto no pouco, também é injusto no muito.”Lc 16:10
Vejamos o que disse Cantares 2:15: “Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, as nossas vinhas que estão em flor”.
Aprenda que todas as coisas que nos sucedem, ou que acontecem a nós são testes para aprovação ou reprovação. O obreiro precisa ser provado para ser aprovado diz a Bíblia. Por isso tudo é um teste em nossas vidas. Qual foi sua reação diante da fechada no trânsito, diante da impaciência de seu esposo ou esposa, di ante do patrão arrogante, diante do SAC das empresas que não respeitam os direitos do consumidor, diante da fofoca que fizeram a seu respeito, diante da traição de seu cônjuge, diante do irmão que te lesou, diante da injustiça que cometeram com você. As raposinhas aqui são os nossos inimigos, raposinhas são as pequenas lutas do dia a dia. A vinha é o produto do trabalho do plantio, é a bênção, é a vitória. Pequenos inimigos, aparentemente inocentes podem destruir a vida do crente.
3.      Assuma a sua posição em Deus. Et 4:13
13 Então Mordecai mandou que respondessem a Ester: Não imagines que, por estares no palácio do rei, terás mais sorte para escapar do que todos os outros judeus.14 Pois, se de todo te calares agora, de outra parte se levantarão socorro e livramento para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se não foi para tal tempo como este que chegaste ao reino?
Hamã um homem de confiança do Rei Assuero criou um feriado nacional, um para matar Judeus. Hamã só não sabia que Deus sabe todas as coisas e Deus é um Deus de previdência. Assim, colocou o Senhor Deus a Ester no palácio do Rei. Mordecai, tio e padrasto de Ester, disse no texto referido que esta poderia se calar, mas se assim o fizesse, de certo sofreria o dano, mas ainda assim Deus não deixaria de abençoar levantando outra pessoa para livrar os judeus.
A verdade é que se calarmos até as pedras clamarão. Nós precisamos assumir a nossa posição em Deus, aceitar o nosso chamado e dizer como Isaias: Eis-me aqui, envia-me a mim”(Is 6:8). Eu sei que estamos acostumados a ouvir que somos insubstituíveis, mas se não falarmos Deus levantará outro para fazer. Saul foi substituído por Davi, Judas por Matias, o profeta velho de 1Re 13 foi devorado por um leão após desobedecer. A verdade a respeito disso é que: Quem se omite sofre as conseqüências, todavia Deus irá o substituir, usando outro irmão, e se for preciso, Deus usará até o ímpio. Tenha a consciência de que a sua vinda para este lugar não aconteceu por acaso, é Deus quem preparou este tempo para você ser uma grande bênção.
4.      Não alegre o seu coração na desgraça alheia. Ez 25:1-4
1 De novo veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 2 Filho do homem, dirige o teu rosto contra os filhos de Amom, e profetiza contra eles. 3 E dize aos amonitas: Ouvi a palavra do Senhor Deus: Assim diz o Senhor Deus: Visto que tu disseste: Ah! (bem feito!) contra o meu santuário quando foi profanado, e contra a terra de Israel quando foi assolada, e contra a casa de Judá quando foi para o cativeiro; 4 por isso eis que te entregarei em possessão ao povo do Oriente, e em ti estabelecerão os seus acampamentos, e porão em ti as suas moradas. Eles comerão os teus frutos, e beberão o teu leite.
O que os Amonitas fizeram para receber a punição de Deus? Eles escarneceram do povo de Deus. Falaram contra Judá! Ainda que Judá e Israel pecaram Amon, este pais vizinho jamais poderiam escarnecer do povo de Deus. Cuidado com o que você diz a respeito dos que estão sendo tratados por Deus. Deus ouve as suas palavras, e pedirá conta delas!
Se o seu irmão pecar, ore por ele com sentimento de compaixão. Quantos comentários foram feitos com relação ao casal de líderes que foram presos nos Estados Unidos; ainda hoje depois de muitos anos da queda de um renomado pastor em nossa nação, alguns ainda se levantam para escarnecer e se alegrar na desgraça alheia. Nunca trate ninguém com desamor, mas faça-se como Cristo, sendo misericordioso, perdoador, longânimo, compassivo.
Ainda neste capítulo 25 verso 12, veja o que acontece com quem se alegra com a desgraça alheia: “12 Assim diz o Senhor Deus: Pois que Edom se houve vingativamente para com a casa de Judá, e se fez culpadíssimo, vingando-se deles. 13 portanto assim diz o Senhor Deus: Também estenderei a minha mão contra Edom, e arrancarei dele homens e animais; e o tornarei em deserto desde Temã; e cairão à espada até Dedã. 14 E exercerei a minha vingança sobre Edom, pela mão do meu povo de Israel; e farão em Edom segundo a minha ira e segundo o meu furor; e conhecerão a minha vingança, diz o Senhor Deus.
Estes homens resolveram aumentar o sofrimento dos escolhidos de Deus. Não pense que você tem poder para acabar de quebrar a cana quebrada.
Ez 26:2 2 Filho do homem, visto como Tiro disse no tocante a Jerusalém: Ah! está quebrada a porta dos povos; está aberta para mim; eu me encherei, agora que ela está assolada; 3 portanto assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Tiro, e farei subir contra ti muitas nações, como o mar faz subir as suas ondas. 4 Elas destruirão os muros de Tiro, e derrubarão as suas torres; e eu varrerei o seu solo, e dela farei uma rocha descalvada. 5 Ela virá a ser no meio do mar um enxugadouro de redes; pois eu o falei, diz o Senhor Deus; e ela servirá de despojo para as nações.
Além de ter achado bom a desgraça alheia, ainda quis tirar proveito da desgraça do outro. Além de dizer bem feito, querem tirar vantagem do oprimido.
Não queira ser Deus na vida de seu próximo.  Se Deus está tratando e fazendo-se justo, alegre-se em sua justiça, mas compadeça-te do caído.
Alguns dizem: eu sou vara de Deus na sua vida, sou lixa de Deus para tratar com você.” Você já viu os pais que disciplinam seus filhos com a vara e depois quebram a vara de raiva.
Habacuque questiona Deus, sobre Deus usar a babilônia para tratar com Israel, Ele Disse: Como pode O senhor usar gente pior do que nós para nos corrigir.” Deus disse que depois trataria com  Babilônia. Cuidado! Se você pensa que está sendo usado por Deus para tratar com o caído, amanhã Deus vai tratar com você!
Ao invés de sermos lixa ou vara, devemos ser Bálsamo, refrigério, consolo na vida dos irmãos. Pois depois que Deus tratar com o irmão, Deus vai tratar com o instrumento.
Vamos orar para que o Senhor remova as moscas, as raposinhas que nos atrapalham, para que o Senhor nos faça enxergar nossa posição nele, para sermos fiéis no pouco, para olharmos para o nosso irmão com amor. Para Deus nos fazer bálsamo na vida de nosso próximo.

Pr. Edenir Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário